Dã era uma cidade na antiga Israel.
Ela estava localizada no norte do reino e foi uma das tribos de Israel que recebeu uma porção de terra após a conquista de Canaã, a Tribo de Dã.
A cidade de Dã é mencionada várias vezes na Bíblia, especialmente em relação à sua posição geográfica como o limite norte de Israel.
Em Deuteronômio 34:1, quando é mencionada como parte da Terra Prometida, ela é apresentada como uma das extremidades da terra que Deus mostrou a Moisés, quando ele subiu ao Monte Nebo para avistar a Terra Prometida. Moisés viu toda a cidade de Gileade até Dã.
Dã ou Laís?
A cidade de Laís foi de fato a cidade original antes de ser renomeada para Dã.
Ela era uma cidade cananeia localizada no norte de Israel, e foi conquistada pela Tribo de Dã, conforme descrito em Juízes 18:7-29.
Em forma de homenagem à tribo, a cidade de Laís passou a ser chamada de Dã. Esse nome passou a representar tanto a cidade quanto a região que foi ocupada pela tribo.
Localização de Dã
A cidade de Dã foi uma importante referência geográfica, pois ela marcava o limite norte de Israel. Estava localizada no extremo norte do antigo Israel, na base sul do Monte Hermom, próxima a um dos afluentes do Rio Jordão.
A expressão “de Dã até Berseba” era frequentemente usada para descrever a extensão territorial de Israel, do norte ao sul.
Referências Bíblica:
- DEUT 34:1 – relato de quando Moisés subiu das campinas de Moabe ao Monte Nebo para avistar a Terra Prometida e avistou desde Gileade até Dã.