O discurso de Moisés na planície do Jordão
1- Essas são as palavras que Moisés falou a todo o Israel além do Jordão, no deserto1, na planície2 defronte3 do Mar Vermelho, entre Parã e Tôfel, e Labã, e Hazerote, e Di-Zaabe.
2- Onze jornadas há desde Horebe, caminho do monte Seir, até Cades-Barneia.
Na versão KJA4 diz que essas onze jornadas são onze dias de marcha se for pelo caminho do monte de Seir, e que é possível ir de Horev (Horebe) a Cadesh-Barnêa (Cades Barneia)
3- E sucedeu que, no ano quadragésimo, no mês undécimo, no primeiro dia do mês, Moisés falou aos filhos de Israel, conforme a tudo o que o Senhor lhe mandara acerca deles.
4- Depois que feriu a Siom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom, e a Ogue, rei de Basã, que habitava em Asterote, em Edrei
Relato de quando foi que Moisés fez esse discurso na planície do jordão, o versículo 4 explica que foi depois que os israelitas venceram a Ogue e Siom.
5- Além do Jordão, na terra de Moabe, começou Moisés a declarar esta lei, dizendo:
Foi nessa terra, terra de Moabe que fica do outro lado do Jordão que Moisés começou a explicar ao povo esta Lei (ou esta Torah5) dizendo as palavras a seguir:
6- O Senhor nosso Deus nos falou em Horebe, dizendo: Sobremodo vos haveis demorado neste monte.
Ele inicia o discurso dizendo que Deus disse que o povo já ficou muito tempo no monte Horebe
7- Voltai-vos, e parti, e ide à montanha dos amorreus, e a todos os seus vizinhos, à planície, e à montanha, e ao vale, e ao sul, e à margem do mar; à terra dos cananeus, e ao Líbano, até o grande rio, o rio Eufrates
A ordem é para que eles retomem a caminhada em pela planície mas em direção a região serrana6 dos amorreus, em direção ao vale7, ao sul, pela faixa litorânea8 para a Terra Prometida, à terra onde habitam os cananeus, também ao Líbano até o rio Eufrates.
Deus fez o povo perceber que eles estavam tempo demais no mesmo lugar e as instruções era voltar para o objetivo inicial: rumo a Terra Prometida.
8- Eis que tenho posto esta terra diante de vós; entrai e possuí a terra que o Senhor jurou a vossos pais, Abraão, Isaque e Jacó, que a daria a eles e à sua descendência depois deles
TOMAR POSSE
A ordem é para TOMAR POSSE. Deus fala para o povo, através de Moisés, que é para possuir aquilo que Deus já tinha dado a eles no juramento que ele fez lá atrás para os patriarcas9 Abraão, Isaque e Jacó. Que já tinha sido prometido por Deus que aquela terra de Canaã seria dos descendentes dele por esse motivo eles tinham que ir para possuir o que já era deles, dado por Deus.
A nomeação de líderes nas tribos
9- E no mesmo tempo eu vos falei, dizendo: Eu sozinho não poderei levar-vos
Moisés diz que quando o Senhor falou para ele conduzir o povo para possuir a terra ele disse que sozinho ele não seria capaz de conduzi-los
10– O Senhor vosso Deus já vos tem multiplicado; e eis que em multidão sois hoje como as estrelas do céu
Moisés fala para o povo o tanto que Deus multiplicou eles em quantidade de pessoas, que agora eles já são muitos.

11- O Senhor Deus de vossos pais vos aumente, ainda mil vezes mais do que sois; e vos abençoes, como vos tem falado.
O desejo de Moisés é que Deus abençoasse os descendentes ainda mais do que eles já eram.
12- Como suportaria eu sozinho os vossos fardos11, e as vossas cargas, e as vossas contendas?
Moisés reconhece como seria difícil para ele suportar sozinho aquele monte de problemas de tanta gente. E entende a necessidade de ajuda
13- Tomai-vos homens sábios e entendidos, experimentados12 entre as vossa tribos, para que os ponha por chefes sobre vós.
Moisés lembra quando pediu ao povo para escolherem homens que passassem nos testes e sábios em cada tribo, para colocarem esses homens como chefes e ajudarem a Moisés a resolver os problemas assim diminuiria o peso de ter que resolver as questões entre o povo sozinho.
14- Então vós me respondestes, e dissestes: Bom é fazer o que tens falado.
Ele lembra que quando ele pediu para colocarem chefes sobre ele, o povo apoiou, gostaram da ideia.
15- Tomei, pois, os chefes de vossas tribos, homens sábios e experimentados, e os tenho posto por cabeças sobre vós, por capitães de milhares, e por capitães de cem, e por capitães de cinquenta, e por capitães de dez, e por governadores das vossas tribos.
Moisés relata que então após ter essa ideia, ele pediu para o próprio povo escolher chefes das tribos mas que esses homens deveriam ser sábios e que já tivessem passados em testes para que ele colocasse esses homens como líderes e governadores sobre eles
16- E no mesmo tempo mandei a vossos juízes, dizendo: Ouvi a causa entre vossos irmãos, e julgai justamente entre o homem e seu irmão, e entre o estrangeiro que está com ele.
Ele lembra que na mesma ocasião ele também ordenou aos juízes para serem justos quando julgar as causas entre um e outro.
17- Não discriminareis as pessoas em juízo; ouvireis assim o pequeno como o grande; não temereis a face e ninguém, porque o juízo é de Deus; porém a causa que vos for difícil fareis vir a mim, e eu a ouvirei
O orientação e ordem de Moisés aos juízes era que não importa quem fosse, era para julgar de forma justa, não fazer acepção13 de ninguém e se tivesse um caso muito difícil para se julgar que esse caso fosse levado até ele para ouvir e ajudar no julgamento.
18- Assim naquele tempo vos ordenei todas as coisas que haveís de fazer.
19- Então partimos de Horebe, e caminhamos por todo aquele grande e tremendo deserto que vistes, pelo caminho das montanhas dos amorreus, como o Senhor nosso Deus nos ordenara; e chegamos a Cades-Barneia.
Moisés então relata que ele e o povo fez da maneira como o Senhor mandou, veja no versículo 7, que era para sair de Horebe pois eles estavam muito tempo ali.
20- Então eu vos disse: Chegados sois às montanhas dos amorreus, que o Senhor nosso Deus nos dá.
21- Eis aqui o Senhor teu Deus tem posto esta terra diante de ti; sobe, toma posse dela, como te falou o Senhor Deus de teus pais; não temas, e não te assustes.
CONDIÇÃO
NÃO TER MEDO
NÃO ASSUSTAR
Quando o povo chegou, Moisés fez o povo olhar a terra que Deus tinha dado a eles e que naquele momento a terra estava diante dos olhos deles e para que eles tomassem posse daquela terra tinha uma condição: NÃO TER MEDO e NÃO SE ASSUSTAR
22- Então todos vós chegastes a mim, e dissestes: Mandemos homens adiante de nós, para que nos espiem a terra e, de volta, nos ensinem o caminho pelo qual devemos subir, e as cidades a que devemos ir.
Moisés lembra eles que foram eles mesmo quem tiveram a ideia de mandar homens irem na frente para espiarem14 a terra, ou seja, para verem como a terra era e para que eles aprendessem o caminho para depois ensinarem ao povo por onde eles deveriam ir para chegar até as cidades.
23- Isto me pareceu bem; de modo que de vós tomei doze homens, de cada tribo um homem
Moisés diz que ele achou a ideia boa, então pediu para que eles mesmo escolhessem 12 homens, um de cada tribo para irem na frente
24- E foram-se, e subiram à montanha, e chegaram até ao Vale de Escol, e o espiaram.
25- E tomaram do fruto da terra15 nas suas mãos, e no-lo trouxeram e nos informaram, dizendo: Boa é a terra que nos dá o Senhor nosso Deus.
Ele conta que esses 12 homens foram na frente e trouxeram o fruto que aquela terra produzia e disseram que a terra era muito boa.
26- Porém vós não quiseste subir; mas fostes rebeldes ao mandado do Senhor vosso Deus.
Mesmo os homens trazendo aqueles lindos frutos e dizendo para o povo que a terra era boa vocês foram rebeldes pois tiveram medo e não confiaram no que Deus disse.
27- E murmurastes nas vossas tendas, e dissestes: Porquanto o Senhor nos odeia, nos tirou da terra do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus, para nos destruir.
Vocês murmuraram16, ao invés de acreditar nas promessas murmuraram contra Deus acreditando que Deus era mal, e que Ele tinha feito isso de propósito, tirando o povo do Egito para levá-los para morrer nas mãos dos amorreus.
28- Para onde subiremos? Nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto é este povo do que nós, as cidades são grandes e fortificadas até aos céus; e também vimos ali filhos dos gigantes.
O povo teve medo e colocou dificuldade quando deram ouvidos para ouvir o que os 10 homens que subiram para espiar a terra disseram que as cidades eram muito fortificadas e o povo de Canaã mais forte do que eles e que ali tinha homens gigantes.
29- Então eu vos disse: Não vos espanteis, nem os temais.
Moisés relata que vendo o medo e a dúvida deles insistiu em dizer ao povo para:
NÃO TER MEDO E NEM SE ASSUSTAR
30- O Senhor vosso Deus que vai adiante de vós, Ele pelejará por vós, conforme a tudo o que fez convosco, diante dos vossos olhos, no Egito;
ou seja, não são vocês que terão que guerrear, é Deus quem vai guerrear. Moisés pede ao povo para lembrar de tudo o que Deus já tinha feito por eles no Egito. Deus já tinha feito muitos sinais e maravilhas desde a época do Egito, sinais das pragas, abriu o mar vermelho, mandou comida no deserto, etc… ele só queria que o povo lembrasse tudo o que Deus fez e que eles mesmo viram com os seus próprios olhos e que Deus continuaria fazendo
31- Como também no deserto, onde vistes que o Senhor vosso Deus nele vos levou, como um homem leva seu filho, por todo o caminho que andastes, até chegardes a este lugar.
Moisés tenta mostrar e fazer o povo entender que Deus tinha sido como um pai, presente em todo o caminho que eles fizeram até aquele momento, um pai que cuida do filho e acompanha ele por onde quer que ele ande
32- Mas nem por isso crestes no Senhor vosso Deus
33- Que foi adiante de vós por todo o caminho, para vos achar o lugar onde vós deveríeis acampar; de noite no fogo, para vos mostrar o caminho por onde havíeis de andar, e de dia na nuvem.
Mesmo vocês tendo vistos tantos milagres ainda duvidam de Deus. o Deus que esteve com vocês em todo o caminho mandando foto a noite e a nuvem de dia para mostrar o caminho.
34- Ouvindo, pois, o Senhor a voz das vossas palavras, indignou-se, e jurou dizendo:
35- Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais.
Quando Deus ouviu a murmuração do povo, quando eles tentaram a Deus dizendo que Deus tinha levado eles para o deserto de propósito para os matarem. Ele ficou muito indignado e jurou que nenhum daqueles homens que fazia parte daquela geração iria ver a terra que Ele prometeu dar.
36- Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que ele pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao Senhor.
Moisés diz que Calebe e os seus filhos iriam ter a terra pois eles seguiram ao Senhor. Calebe perseverou em acreditar no que Deus tinha prometido aos seus pais
37- Também o Senhor se indignou contra mim por causa de vós, dizendo: Também tu lá não entrarás.
Moisés relata que ele também não entraria na terra, pois ele ficou indignado com ele por causa do povo
38- Josué, filho de Num, que está diante de ti, ele ali entrará; fortalece-o, porque ele a fará herdar a Israel
Deus manda Moisés fortalecer Josué porque ele além de entrar na terra ele também herdará o povo de Israel, sendo o futuro novo líder no lugar de Moisés
39- E vossos meninos, de quem dissestes: Por presa serão; e vossos filhos. que hoje não conhecem nem o bem nem o mal, eles ali entrarão, e a eles darei, e eles a possuirão.
Os meninos que ainda eram inocentes entrariam na terra. Os mesmos meninos que o povo disse que não iriam sobreviver se entrasse na terra. O povo, quando murmurou disse que essas crianças iriam ser presas dos cananeus e Deus afirma que elas entrariam SIM na terra prometida, mas aquelas que ainda não sabiam distinguir entre o bem e o mal. Provavelmente os que já não eram mais inocentes já haviam se contaminado com as murmurações que ouviam dos seus pais e também não acreditavam mais.
40- Porém vós virai-vos, e parti para o deserto, pelo caminho do Mar Vermelho
41- Então respondestes, e me dissestes: Pecamos contra o Senhor; nós subiremos e pelejaremos, conforme a tudo o que nos ordenou o Senhor nosso Deus. E armastes-vos, cada um de vós, dos seus instrumentos de guerra, e estivestes prestes para subir à montanha.
Moisés diz que depois que o povo ficou sabendo que Deus se indignou com a murmuração deles, eles se “arrependeram” do que disseram e mudaram de ideia dizendo que sim iria subir e pelejar, então se armaram para ficarem prontos para a guerra e para subir à montanha.
42- E disse-me o Senhor: Dize-lhes: Não subais nem pelejeis, pois não estou no meio de vós; para que não sejais feridos diante de vossos inimigos
A resposta que Deus deu ao povo, depois deles mudarem de ideia e resolveram subir à montanha para guerrear e tentar entrar na terra prometida, era que não adiantava mais. Deus já tinha decidido que por causa da murmuração deles eles não subiriam, não adiantava ir que Deus não estaria com eles. E que se mesmo assim eles insistissem em ir eles seriam feridos pelo inimigo
43- Porém, falando-vos eu, não ouvistes; antes fostes rebeldes ao mandado do Senhor, e vos ensoberbecestes17, e subistes à montanha
44- E os amorreus, que habitavam naquela montanha, vos saíram ao encontro; e perseguiram-vos como fazem as abelhas e vos derrotaram desde Seir até Hormá
Moisés relata que mesmo ele falando para eles o que Deus tinha dito que a ordem era para não subir e nem pelejar pois Deus não estaria com eles, eles desobedeceram e resolveram ir sendo rebeldes, então os amorreus os perseguiram e os derrotaram
45- Tornando, pois, vós, e chorando perante o Senhor, o Senhor não ouvir a vossa voz, e nem vos escutou.
E o povo voltou dessa peleja chorando e clamando a Deus, mas Deus não os ouviu pois foram rebeldes e desobedientes.
46- Assim permanecestes muitos dias em Cades, pois ali vos demorastes muito.
- Deserto = é uma região de lugar seco em que não há humidade que não se produz nada ou quase nada. É coberta por um manto de areia com um índice anual de baixíssima previsão de água, caracterizada pela falta de vegetação, tem dias muito quentes e noites muito frias e ventos muito fortes. ↩︎
- Planície = área muito grande de terreno plano, reto. ↩︎
- Defronte = diante, em frente ↩︎
- KJA = versão b´íblica King James Atualizada ↩︎
- Torah = A Torá compõe os 5 primeiros livros do livro sagrado da religião judaica e tem origem no termo hebraico Yará, que significa ensinamento, instrução ou lei. É considerada um guia para os judeus, com 613 mandamentos que ensinam como devem ou não agir, seja nas relações sociais, familiares, religiosas, por exemplo. ↩︎
- Região serrana = local onde tem muitas colians, montes ↩︎
- Vale = local, espaço que fica entre 2 montanhas ↩︎
- Faixa Litorânea = consiste numa faixa de terra junto à costa marítima, sendo banhada por mares e oceanos. ↩︎
- Patriarcas = Chefe de família; aquele que, por ser o mais velho de uma grande família, merece respeito, obediência ou veneração. Na bíblia, é um termo utilizado para fazer referência aos vinte e quatro ancestrais entre Adão e Abraão. Os primeiros dez são chamados de patriarcas antediluvianos, pois vieram antes do Dilúvio ↩︎
- Nação = Conjunto de pessoas que habitam o mesmo território, ligadas por afinidades culturais, linguísticas etc., seguem os mesmos costumes e obedecem às mesmas leis. 2. Povo de um país. ↩︎
- Fardo = Objeto ou conjunto de coisas mais ou menos volumosase pesados que se destinam ao transporte ou qualquer tipo de volume, pacote ou embrulho. ↩︎
- Experimentado = homem que já passou por algum processo de experimentação, que já foi testado e ou tentado ↩︎
- Acepção de pessoas = escolher ou ter preferência por alguém; inclinação, tendência em favor de pessoa(s) por sua classe social, privilégios, títulos etc. ↩︎
- Espiar = observar secretamente, com o intuito de obter informações; espionar. ↩︎
- Fruto da terra = A expressão “fruto da terra” em geral se refere a tudo que a terra produz para servir de alimento. Isso inclui não apenas frutas como uvas ou tâmaras, mas também vegetais, nozes e cereais ↩︎
- Murmurar = Produzir ruído baixo, constante e indiscriminado, como o som do vento, das folhas e das águas. Que sussurra, que é dito em baixo tom. Que provoca comentários, cochichos. Murmurador é substantivo masculino Aquele que fala mal dos outros, que difama; detrator, maledicente ↩︎
- Ensoberbecer = Alguém que fica ou é soberbo. Soberbo/Soberba” é uma manifestação de orgulho, de pretensão, de superioridade sobre as outras pessoas. É a arrogância, a altivez, a autoconfiança exagerada. Soberba é uma manifestação negativa, ao denotar pretensão de superioridade. ↩︎