O único lugar de culto
1- Esses são os estatutos1 e os juízos2 que tereis cuidado em cumprir na terra que vos deu o Senhor Deus de vossos pais, para a possuir todos dias que viverdes sobre a terra.
Moisés dá novas orientações e ordenanças ao povo que estavam prestes a entrar na terra prometida.
2- Totalmente destruíreis todos os lugares, onde as nações3 que possuíreis serviram os seus deuses, sobre as altas montanhas, e sobre os outeiros4, e debaixo de toda a árvore frondosa5;
A ordem era para que eles destruíssem todos os lugares que fosse encontrado vestígios que naquele local, as nações que ali habitavam adorasse a outros deuses, se estivesse nas montanhas era para destruir, se tivesse sobre os outeiros era para destruir e mesmo se o local que era usado para servirem outros deuses também fosse debaixo de árvores, qualquer árvore frondosa, era também para destruir.
3- Derrubareis os seus altares, e quebrareis as estátuas, e os seus bosques queimareis a fogo, e destruirei as imagens esculpidas dos seus deuses, e apagareis o seu nome daquele lugar.
Moisés dá ordem para eles derrubarem os altares e quebrarem as estátuas, era para queimar os seus bosques e destruir as imagens de escultura dos deuses deles e apagar o nome daquele deus que estivesse naquele lugar, não deixar vestígios.
4- Assim não fareis ao Senhor vosso Deus;
5- Mas o lugar que o Senhor vosso Deus escolher de todas as vossas tribos, para ali por o seu nome, buscareis, para a sua habitação, e ali vireis,
Moisés diz que diferente daquelas nações, Deus escolheria um lugar certo para que as tribos pudessem buscar a Deus, um lugar para estabelecer o nome de Deus, um lugar para eles habitarem.
6- E ali trareis os vossos holocaustos6, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada7 da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas.
E nesse lugar que o Senhor escolher, eles levarão os holocaustos, sacrifícios, dízimos, oferta alçada, votos, ofertas voluntárias, e os primeiros filhotes das vacas e das ovelhas deles.
7- E ali comereis perante o Senhor vosso Deus, e vos alegrareis em tudo o que puserdes a vossa mão, vós e as vossas casas, no que abençoar o Senhor vosso Deus.
E nesse mesmo lugar, perante a Deus, eles comerão e se alegrarão em tudo o que colocarem as mãos no que Deus abençoar.
8- Não fareis conforme a tudo o que hoje fazemos aqui, cada qual o que tudo parece aos seus olhos.
Moisés diz que quando eles entrarem na terra prometida e estiverem no lugar que Deus escolher para eles, será tudo diferente, eles não vão fazer da mesma forma como estavam fazendo até aquele momento, cada um fazendo do seu jeito a forma de cultuar a Deus.
9- Porque até agora não entrastes no descanso e na herança que vos dá o Senhor vosso Deus.
10- Mas passareis o Jordão, e habitareis na terra que vos fará herdar o vosso Deus; e vos dará repouso de todos os nossos inimigos em redor, e morareis seguros.
Ainda vocês não passaram para o lado de lá do Jordão, ainda não entraram na terra que é a herança que o Senhor estava dando a eles, mas que sim, eles atravessariam o Jordão e habitariam na terra que Deus prometeu e eles teriam descanso daquele monte de inimigos que estavam aos seus redores e ficariam em segurança.
11- Então haverá um lugar que escolherás o Senhor vosso Deus para ali fazer habitar o seu nome; ali trareis tudo o que vos ordeno; os vossos holocaustos, os vossos sacrifícios, os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão e toda a escolha dos vossos votos que fizerdes ao Senhor.
Deus escolherá o lugar do culto à Ele. E nesse lugar é para eles levarem à Deus tudo que Moisés estava ordenando:
- os holocaustos
- os sacrifícios
- os dízimos
- a oferta alçada
- o cumprimento dos votos que eles tenham feito ao Senhor
12- E vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus, vós e vossos filhos, e vossas filhas, e os vossos servos, e as vossas servas, e o levita8 que está dentro das vossas portas; pois convosco não tem parte nem herança.
Moisés diz que tanto eles quanto os seus filhos, filhas, servos, servas e mesmo o levita que estivesse com eles que não tinham parte na herança, se alegrariam perante a Deus.
13- Guarde-te, que não ofereças os teus holocaustos em todo o lugar que vires;
Atenção e cuidado para que não façam os holocaustos em qualquer lugar
14- Mas o lugar que o Senhor escolher numa das tuas tribos ali oferecerás os teus holocaustos, e ali farás tudo o que te ordeno.
Mas que façam os holocaustos no lugar escolhido por Deus, que será em uma das tribos, sim nesse lugar é para se oferecer os holocaustos a Deus e nesse lugar era para fazerem tudo o que Moisés estava ordenando naquele momento.
15- Porém conforme a todo desejo da tua alma, matarás e comerás carne, dentro das tuas portas segundo a benção do Senhor teu Deus, que te dá em todas as tuas portas; o imundo e o limpo dela comerá, come do corço e do veado;
Portanto, se vocês desejarem comer carne, mate o animal e coma a carne dentro da tua casa. Comam o o tanto que quiserem, tanto aquele que esteja limpo como o considerado imundo, era para comer a carne do corço (gazela) e a carne do veado.

16- Tão somente o sangue não comereis; sobre a terra o derramareis como água.
Porém o sangue da carne ou do animal, a ordem é para NÃO consumir. Eles deveriam jogar o sangue sobre a terra.
17- Dentro das tuas portas não poderá comer o dízimo do teu grão, nem do teu mosto9, nem do teu azeite, nem os primogênitos10 as tuas vacas, nem das tuas ovelhas; nem nenhum dos teus votos, que houveres prometido, nem as tuas ofertas voluntárias, nem a oferta alçada da tua mão.
18- Mas os comerás perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher o Senhor teu Deus, tu, e teu filho, e a tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está dentro das tuas portas; e perante o Senhor teu Deus te alegrarás em tudo o que puseres a tua mão.
Porém a ordem era para que NÃO comessem dentro de casa o que estava separado para o dízimo do grão, do mosto, do azeito e nem dos filhotes primogênitos das vacas e das ovelhas que eram para ser oferecidos ao Senhor; aquilo que foi separado para cumprir o voto também não deveria ser comido dentro de cada, assim como as ofertas voluntárias e as ofertas alçadas, mas para que fossem consumidos perante a Deus no lugar em que Ele escolher e todos entre eles teriam alegria em tudo o que eles colocassem a mão.
Com esse versículo 17, fica muito claro que a oferta alçada é uma coisa e a oferta voluntária outra coisa. São palavras distintas.
19- E guarda-te, que não desampares ao levitas todos os dias na terra.
Moisés pede para que eles não esquecessem de cuidar dos levitas para sempre.
20- Quando o Senhor teu Deus dilatar11 os teus termos, como te disse, e disseres: Comerei carne; porquanto a tua alma tem desejo de comer carne; conforme a tudo o desejo da tua alma, comerás carne.
21- Se estiver longe de ti o lugar que o Senhor teu Deus escolher, para ali por o seu nome, então matarás das tuas vacas e das tuas ovelhas, que o Senhor tiver dado, como te tenho ordenado; e comerás dentro das tuas portas, conforme a todo o desejo da tua alma.
E ainda diz que quando Deus aumentasse os territórios deles e disser comem carne conforme desejam, e eles estiverem longe do lugar que Deus estabeleceu para ser lugar de cultuar a Deus, então era para eles comerem essa carne sem separar a parte do Senhor, e comerem dentro dos seus aposentos.
22- Porém, como se come o corço12 e o veado, assim comerás; o imundo e o limpo também comerão deles.
Tanto o imundo quanto o limpo eram para comer.
23- Somente esforça-te para que não comes o sangue; pois o sangue é vida; pelo que não comerás a vida com a carne;
24- Não comerás; na terra o derramarás como água.
A ordem era para eles se esforçarem para que não consumissem o sangue, pois o sangue representa a VIDA, NÃO CONSUMIR e sim derramar ele como se fosse água.
25- Não comerás; para que bem te suceda a ti, e a teus filhos, depois de ti quando fizeres o que for reto aos olhos do Senhor.
Se vocês não consumir o sangue, diz Moisés ao povo, tudo ia ocorrer bem a eles e seus filhos, pois estariam fazendo o que era reto aos olhos do Senhor.
26- Porém, as coisas santas que tiveres, e os teus votos tomarás, e virás ao lugar que o Senhor escolheu.
Aquilo que for santo, as primícias e os votos, era para ser levado até ao lugar que o Senhor tiver escolhido como lugar de culto à Ele.
27- E oferecerás os teus holocaustos, a carne e o sangue sobre o altar do Senhor teu Deus; e o sangue dos teus sacrifícios se derramará sobre o altar do Senhor teu Deus; porém a carne comerás.
E lá vocês devem oferecer os holocaustos, a carne o sangue sobre o altar do Senhor.
O SANGUE = deveria ser derramado sobre o altar do Senhor
A CARNE = a carne que foi oferecida a Deus no holocausto, deveria ser comida.
28- Guarda e ouve todas estas palavras que te ordeno, para que bem te suceda a ti e a teus filhos depois de ti para sempre, quando fizeres o que for bom e reto aos olhos do Senhor teu Deus.
29- Quando o Senhor teu Deus desarraigar de diante de ti as nações, aonde vais a possuí-las, e a possuíres e habitares na sua terra,
30- Guarda-te, que não te enlaces seguindo-as, depois que forem destruídas diante de ti; e que não pergunte a cerca dos teus deuses, dizendo: Assim como serviram essas nações os seus deuses, do mesmo modo também farei eu.
Moisés pede para que, depois que eles destruíssem os ídolos dos deuses daquelas nações, eles tomassem o cuidado para NÃO seguir aqueles deuses.
31- Assim não farás ao Senhor teu Deus; porque tudo o que é abominável ao Senhor, e que ele odeia, fizeram eles aos seus deuses; pois até os seus filhos e suas filhas queimaram no fogo aos seus deuses.
Moisés diz para eles não fazerem para o Senhor nosso Deus a mesma coisa que os cananeus faziam para os seus deuses, pois tudo o que Deus odiava assim eles faziam para os seus deuses, como por exemplo queimavam seus filhos e filhas para eles.
32- Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás.
Façam tudo exatamente como eu ordeno, sem acrescentar nada e sem diminuir nada.
Dicionário:
- Estatutos = Estatuto é um conjunto de normas que regem uma determinada organização ou instituição ↩︎
- Juízos = Ato de Deus baseado em sua JUSTIÇA, pelo qual ele condena ou absolve as pessoas (Sl 97.2). 2) Sentença dada por Deus (Jr 48.47). ↩︎
- Nações = Nação é um termo utilizado para se referir a um grupo de pessoas ou habitantes que compartilha de uma mesma origem étnica, de um mesmo idioma e de costumes relativamente homogêneos, ou seja, semelhantes entre os seus pares. ↩︎
- Outeiros = Pequena eminência de terra firme, ou seja um pequeno monte ou coluna. O outeiro é menor que um morro. ↩︎
- Árvore frondosa = é uma árvore que é repleta, cheia de folhas e de ramos. Ela é composta por muitos galhos ↩︎
- Holocaustos = sacrifício, praticado pelos antigos hebreus, em que a vítima era inteiramente queimada. Eles utilizavam o cordeiro para o holocausto. ↩︎
- Oferta alçada = Uma oferta alçada era uma oferta que era levantada simbolicamente diante do altar no templo. Isso representava a dedicação da oferta a Deus. Alçar significa levantar ou erguer. ↩︎
- Levita = era membro da Tribo de Levi, um tribo hebraica sacerdotal. Levita de ascendência não aarônica, dedicado ao serviço do templo, com atribuições acessórias ao culto, menos importantes do que as que cabiam aos sacerdotes levíticos da família de Aarão (os únicos a ter acesso ao altar); diácono. ↩︎
- Mosto = sumo de uvas frescas que não tenham passado pelo processo de fermentação. Sumo ou suco que se obtém após espremer a uva. ↩︎
- Primogênito = que ou aquele que nasceu primeiro; o primeiro filho de um casal. ↩︎
- Dilatar = aumentar, expandir(-se), estender(-se) [em amplitude, distância, capacidade, diâmetro, abertura, alcance etc]. ↩︎
- Corço = A corça ou corço (Capreolus capreolus) é um mamífero artiodáctilo da família dos cervídeos que ocorre na Europa, Ásia Menor e na região ao redor do mar Cáspio. ↩︎